Lettering

A arte de desenhar letras, popularmente conhecida como lettering (de origem inglesa) vem de “letter” (do Latim litera, que significa letra do alfabeto) + ing (partícula do inglês que indica ação), que pode ser traduzido para o português como letrismo, ou seja, o desenho personalizado de palavras. 

Ao contrário do que muita gente acha, essa técnica não está ligada apenas à escrita ou à criação de fontes. É claro que os elementos do alfabeto são essenciais para da origem à arte. No entanto, o processo é muito mais completo.

Ele tem a ver com a ilustração de uma frase, um pensamento ou mesmo uma palavra de forma clara e original. As letras se misturam a desenhos, são moldadas de um jeito personalizado e exprimem, no final, a personalidade do autor.

O processo pode ser feito sobre várias bases. A camada de fundo do editor de imagens é uma possibilidade, assim como o papel, a madeira, o metal, o tecido, a cerâmica, entre outros. Hoje, não faltam itens que têm a presença desse elemento.

Além de tudo, essa não é só uma fonte de expressão ou de ganhar dinheiro. Para muita gente, a escrita é um jeito de relaxar a mente e aproveitar propriedades anti-stress.

 Alinhar as criações de design com esse recurso é um jeito de imprimir modernidade e bons resultados. É possível explorar o lettering, de modo a obter equilíbrio para o layout, com harmonia e expressividade.